Pegue seus esquis e saia daqui!

Essas sete palavras foram o início da aventura mais épica da minha vida. Eles vieram na forma de um telefonema de uma loja remota no leste da Colúmbia Britânica.

“Cara, você não vai acreditar como foram os últimos 2 dias, comprei uma raquete beach tennis shark. Não parou de nevar aqui por 42 horas. Cara, é quase na cintura. Nós nos inscrevemos por mais 4 dias. Falta uma vaga. Pegue seus esquis e saia daqui.

“Estou dentro” declarei apressadamente não ter certeza de como iria me afastar do trabalho.

Quando chega até a cintura, sempre consigo encontrar uma razão para sair do trabalho. Eu estava zumbindo. Já faz muito tempo desde que eu fui esquiar no interior do país. Eu rapidamente joguei algumas mudas de roupa na minha mochila, luvas, capacete, óculos de proteção, também. Transferi algum dinheiro e estava a caminho da aventura da minha vida, literalmente.

Eu estava indo para Golden BC para desfrutar de um ótimo esqui de neve cerca de 80 ao norte da pequena comunidade montanhosa. Alguns caras que eu conhecia de Calgary estavam em uma excursão de 3 dias em Chatter Creek e me ligaram depois do segundo dia em pó até a cintura. A excitação em sua voz (e provavelmente um pouco de álcool também) me fez vibrar segundos depois de ouvir as palavras “até a cintura”.

É claro que com muita neve caindo nos últimos dias, a passagem de montanha entre Golden e a vizinha Revelstoke era no mínimo traiçoeira. O tráfego estava passando de forma intermitente entre os fechamentos para controle de avalanche.

Entrar em Golden foi um alívio, já que o voo de helicóptero para o lodge era em pouco menos de uma hora. Tive tempo suficiente para parar às 7-11 para comprar chicletes e outras porcarias, chegar ao aeroporto, assinar um documento e embarcar no helicóptero.

O voo de 22 minutos foi outra coisa. Contornamos o vale de Golden com os Selkirks à esquerda e as Montanhas Rochosas à direita. Um salto rápido final sobre a Cordilheira da Cozinha e estávamos na Drenagem de Chatter Creek. Eu podia ver o telhado azul do alojamento parecer uma safira no verde e branco do terreno ao redor.

A primeira noite da viagem foi um borrão de comida, bebida e rostos. 35 outras pessoas com o mesmo olhar enlouquecido de pó que eu tinha. Foi difícil dormir na primeira noite, mas em pouco tempo fui acordado pelo meu relógio. A primeira coisa foi olhar pela janela para ver quantas novidades; 22cm em cima dos 96cm que caíram nos últimos 4 dias.

A manhã continuou com o café da manhã às 7h30, seguido de um briefing de segurança sobre os snowcats e, mais importante, a segurança contra avalanches e o uso de transceptores. Isto foi seguido pelo embarque dos gatos para um passeio de 15 minutos até o East Ridge.

Correndo quase de leste a oeste por 7 km, o East Ridge tem 2.200 pés verticais de árvores voltadas para o norte e blocos cortados voltados para o sul.

O gato da neve parou no topo de uma pista chamada Bad Boys. O 1/3 superior da corrida no alpino e continuou descendo por abetos e lariços de crescimento antigo. Bad Boys certamente parecia ótimo. Nosso grupo de 12 saiu, o gato rugiu para o fundo para esperar por nós. Todos nós nos preparamos e seguimos nosso guia para onde iríamos cair. O guia disse para ficar no centro e parar na linha das árvores. Com isso ele se virou e desapareceu em uma nuvem branca.

Passei por alguns dos meus amigos e entrei. A primeira curva me pegou de surpresa. Era como se não houvesse fundo. Na curva três, consegui ter um vislumbre de onde estava e apontei para onde precisava ir. Com isso começaram os 4 dias mais épicos de esqui em pó.

4 dias épicos de esqui em pó