Segundo a “Poética” de Aristóteles, o papel do teatro na vida humana era arrastar o receptor pela catástrofe para ajudá-lo a alcançar a catarse – um estado de total purificação de todas as emoções.
Aristóteles era um filósofo antigo cujas idéias serviram como um trampolim para o cinema moderno e a narrativa. Aristóteles também era um rico proprietário de escravos bebendo limonada em uma sombra de oliveiras em sua propriedade – exatamente no centro de uma civilização onde nada de ruim poderia lhe acontecer, a menos que você o solicitasse especificamente.
O cara estava frio.
Nós não somos relaxados.
O objetivo do drama
Nas últimas décadas, os filmes estavam ficando mais violentos, e com mais votação a fazenda. Não sei se foi para a purificação de nossas almas ou de nossos bolsos, mas quanto mais doloroso, mais colado às telas que éramos. E se matarmos o principal herói romântico? Cortar uma orelha na tela? Estupro? Esmagar esperanças? Mostrar um massacre em massa? Destruir uma família? Não sei, mostra um peito?
Nos livros de estudo do futuro sobre o r7 a fazenda, eles escreverão que os anos 2010 foram o auge da criação dramática estridente. Eles viram Game of Thrones com uma história grande o suficiente para acomodar todos os truques de cortar o coração descobertos por seus antecessores. Eles tinham o Black Mirror, animando nossos piores pesadelos coletivos para nos perseguir nas decorações da vida real. Eles tiveram The Handmaid’s Tale – uma experiência delirante de estar preso em uma ressaca, fantasia de estupro.
O mundo ocidental dos anos 2010 estava lá, bem alimentado, bem vestido, desfrutando de uma paz sem precedentes. Definhando em tédio sem precedentes. Voltando-se para a indústria do entretenimento, como uma forma artística de auto-mutilação requintadamente criada, a fim de sentir algo.
Novos tempos precisam de novos heróis
Tenho uma tia que fisicamente não aguenta assistir a um filme ou show – ou mesmo ouvir uma música – em que o nível de tensão emocional excede um dos desenhos animados para crianças de cinco anos. Ela entra na sala onde estamos reunidos em torno da TV vendo a fazenda, assiste os primeiros 15 segundos e sai imediatamente para fazer ioga ou cheirar flores. Quando criança, eu pensei que era ridículo. Mas agora, como uma mulher de 27 anos enrugada, maltratada e cansada, entendo.
Aventuras arrepiantes são emocionantes quando você está aconchegado no sofá, esperando a avó preparar o jantar, e sua vida é apresentada à sua frente em belos blocos para o sucesso inevitável. Mas se você tivesse que passar por uma crise após a outra, criar um filho sozinho, viver com o coração partido, a traição e o eco do vazio, seria bem menos provável que você achasse esses problemas inventados de pessoas inventadas de qualquer maneira agradáveis. assistir.
Após a queda de Game of Thrones, ficamos imaginando o que poderia tomar seu lugar, o que poderia preencher esse vazio de sucção por dentro. E, a partir da sabedoria de 2020, vou lhe dizer o que: comédias de baixa tecnologia, coração leve e romcoms fofos.
Até Reese Witherspoon está de volta depois de um desvio para personagens multidimensionais cheios de mágoa.
Da pornografia de tragédia ao gênero de baixo drama
No entretenimento, não estamos procurando drama por si só – estamos buscando essa lacuna desanimadora entre o real e a enquete a fazenda: quando não está longe demais para não ser confiável, mas nem perto demais para ser irritante. Gostamos de adivinhar as verdades, sem tapa-las em nossos rostos. E é emocionante imaginar uma catástrofe quando está apenas surgindo no horizonte – mas quando já está lá, não há nada de fascinante. São negócios como sempre.
Quem precisa de Game of Thrones quando a Última Guerra entre humanos e zumbis está se destacando regularmente nas notícias locais? Quem precisa de um pesadelo elaborado sobre o futuro, quando está se perguntando como pagar aluguel este mês, estocando arroz, evitando os estranhos nas ruas?
A coisa mais estonteante que vi recentemente foi o a fazenda uol da Netflix – uma série que segue várias pessoas normais fazendo coisas normais. Rapaz, eu não estava pronto para isso. Minha bunda endurecida pelo drama esperava um colapso doloroso a cada minuto. Ela vai matá-lo? Eles vão lutar? Isso é envenenado? Em vez disso, desafiando as antigas leis da narrativa e da própria gravidade, as coisas permanecem bem.
Em tempos como esses, é chocante quando nada de ruim acontece
Tempos de abundância exigem tragédia, mas tempos de inquietação, desesperança e dúvida alimentam-se para ver desafios minúsculos e finais felizes ou, pelo menos, positivos. Estamos cansados da pornografia de tragédia. Precisamos de histórias de baixo drama.
Assim: um herói está com pressa para uma entrevista de emprego dos sonhos, deixa cair as chaves ao sair, as encontra em três minutos, chega a tempo. Um homem percebe que essa mulher é o amor de sua vida, mas ela não atende o telefone, então ele a encontra fazendo compras em um supermercado ao virar da esquina – e então eles cozinham macarrão enquanto a música relaxante começa a tocar e os créditos rolam.
Outras facetas do gênero de baixo drama são histórias de ninar lidas por celebridades, podcasts intencionalmente chatos e anúncios da ASMR – todas as peças de entretenimento que fazem você se sentir bem sem tentar chocá-lo ou arrastar o intestino pela rua. Porque há muito disso na vida real.
Voltar ao negócio de purificação de almas
Os filósofos gregos antigos consideravam a tragédia uma forma de arte mais alta do que a comédia, e de alguma maneira eu peguei esse ponto de vista quando criança. Drama e sofrimento pareciam uma ocupação mais nobre para uma jovem do que, digamos, fofocas ou festas. Músicas tristes, filmes sombrios, livros complexos – mesmo quando cresci, aprendi inglês e descobri o cenário da música pop americana, escolhi Pink como meu ícone. Rosa com sua luta eterna, mágoa sem fim, com sua capacidade de encontrar a beleza em um coração partido, poder e ficar com o coração partido novamente.
Mas os anos passam, e meus ícones não ficam mais felizes. Dez anos atrás, foi emocionante ouvir o quanto o marido de alguém é um imbecil intolerável, mas o amor vale toda a dor que ela traz. Agora, ouvir uma mãe de dois filhos cantando exatamente as mesmas coisas não é emocionante. É desconcertante.
Porque o que é tão cativante, purificador no drama não é o drama em si, mas a paz que deve vir depois dele. A promessa de um retorno seguro – de volta ao Condado depois de ser tocado por um Nazgul, de volta ao sexo quente depois de uma briga chorosa. Apenas derrote esse último monstro, explique essa última coisa – e o inferno dentro de você vai parar de ferver para sempre.
No entanto, na vida real, a dor nunca cessa. Nós meio que rolamos com isso. E gradualmente aprenda a conter os infernos sem derramá-los em nossos cereais matinais.
Então, parafraseando um professor budista, você aprende a encontrar a paz aqui e agora, no próprio olho da tempestade, com perspectivas pouco claras e problemas sem solução – ou você nunca a encontrará.